sábado, 27 de junio de 2020

BURITI - Detalhes



Maria Behú, filha de Iô Liodoro, do conto Buriti - Noites do Sertão de João Guimarães Rosa. triste, encorujada, melancólica, todo o tempo rezando.
"Desditosa, magra, Maria Behú, parecendo uma velha" ...Maria Behú reza, quase todo o tempo. Agora mesmo, de certo está rezando, recolhida no quarto.”




Lalinha, nora de Iô Liodoro, moça de traços finos, citadina, sinhá de todo o luxo e linda em dengos.
"Dona Lalinha, os cabelos lisos, muito , muito pretos; e o rosto a maior alvura."





Miguel: agrônomo, visitando as fazendas em seu jeep e enamorado de Maria da Gloria.
"Depois de saudades e tempo, Miguel voltava àquele lugar, à fazenda do Buriti Bom, alheia, longe. Dos de lá, desde ano, nunca tivera notícias, agora, entanto, desejava que de coração o acolhessem... Viajara de Jeep, em ermas etapas, e essa rapidez fora do comum dava para desentender-se um tanto o monótono redor, os conduzidos caminhos campeiros."




Chefe Ezequiel - homem que não dormia e ficava ouvindo os sons da noite.
“Mas o bobo Chefe não dormia era azucrinado com a ideia presa de que um certo homem viria vir, para o assassinar ... Mas no real, ele confundia muito as causas derradeiramente dava a entender que a ameaça era o duende de u a mulher, desconhecida, dela não sabia o nome , ou mesmo fosse uma mulher viva, que no varar da noite, chega vinha, rondava às vezes o moinho, onde ele pernoitava fechado.”





No hay comentarios: