O Painel Buriti foi confeccionado pelo grupo Teia de Aranha, para a comemoração dos 50 anos da publicação do Corpo de Baile, obra de João Guimarães Rosa, em 2006.
Buriti é um novela que se organiza em torno desta árvore que é o buriti grande: “O buriti grande era um coqueiro como os outros, os buritizeiros todos que orlavam o brejão num arco de círculo.” O brejão, um lamaçal escorregoso com suas garças, corujas, caramujos, cobras, jacarés, sapos, lesmas, libélulas…. E, entre tudo flores. O Brejão faz parte da propriedade de Iô Liodoro, uma autoridade que regia a vida das pessoas ao seu redor.
Este painel foi confeccionado com aplicação de tecidos e bordados sobre o pano de fundo azul, com o buriti grande ao centro e buritis menores ao redor em torno de um brejão. Quatro buritis foram dispostos no plano e inspirados na forma indígena de representação, formando uma mandala. Compondo este universo, estão alguns dos personagens centrais descritos na obra: Iô Liodoro, Maria da Gloria, Maria Behú, Lalinha, Miguel e Chefe Ezequiel.
No hay comentarios:
Publicar un comentario