Legal rememorar o "Buriti" criado ha tanto tempo atras.Nessa epoca gostavamos de recorrer a tecnica dos retalho, coisa que fomos deixando de lado a partir desse trabalho.
Apos a leitura cada bordadeira escolheu cenas e ou personagens que depois foram "pregados" na base,rodeando os 4 buritis.Lembro que usamos para os troncos retalho de uma saia( ou era outra coisa?) que a Beth tirou do bau.
Autoria dos bordados individuais:
Io Liodoro - Beth
Chefe Zequiel - Erika ( mandou da Italia)
casal de araras - Cris
Miguel chegando de jipe - Maria Alice
bambuzal e arvore - Nivea
Lalinha no cavalo - Silvinha
Glorinha no cavalo, Maria Behu e Lalinha - Rioco
As fotos da montagem constitui um raro registro do processo pois sempre preferimos fotografar o resultado, o bordado pronto, do que as bordadeiras...
jueves, 21 de mayo de 2020
miércoles, 20 de mayo de 2020
PAINEL BURITI
O Painel Buriti foi confeccionado pelo grupo Teia de Aranha, para a comemoração dos 50 anos da publicação do Corpo de Baile, obra de João Guimarães Rosa, em 2006.
Buriti é um novela que se organiza em torno desta árvore que é o buriti grande: “O buriti grande era um coqueiro como os outros, os buritizeiros todos que orlavam o brejão num arco de círculo.” O brejão, um lamaçal escorregoso com suas garças, corujas, caramujos, cobras, jacarés, sapos, lesmas, libélulas…. E, entre tudo flores. O Brejão faz parte da propriedade de Iô Liodoro, uma autoridade que regia a vida das pessoas ao seu redor.
Este painel foi confeccionado com aplicação de tecidos e bordados sobre o pano de fundo azul, com o buriti grande ao centro e buritis menores ao redor em torno de um brejão. Quatro buritis foram dispostos no plano e inspirados na forma indígena de representação, formando uma mandala. Compondo este universo, estão alguns dos personagens centrais descritos na obra: Iô Liodoro, Maria da Gloria, Maria Behú, Lalinha, Miguel e Chefe Ezequiel.
viernes, 8 de mayo de 2020
Fiquei mt emocionada ao rever esse video sobre a Teia feito em 2014 pela Muriel e Susanna Lira, 2 cineastas do Rio de Janeiro. Belo presente esse! Eu gravei em Brasilia onde estava "confinada" e confirmei o quanto esse grupo era importante para mim, quanta energia eu extraia do afeto vindo dessas amigas aranhinhas! Apos 6 anos ouvir as falas de cada amiga me fez muiiiito bem! Rio
jueves, 7 de mayo de 2020
miércoles, 6 de mayo de 2020
Conheçam quem são as aranhas-mulheres-bordadeiras desse grupo.
Suscribirse a:
Entradas (Atom)