miércoles, 28 de octubre de 2020

 

Projeto: Do Danúbio ao São Francisco – Guimarães Rosa para todos (2008)

Painel: Cartografia  da vida de Guimarães Rosa.


O rio São Francisco destaca-se pela textura do bordado e a cor azul.  A proposta foi ressaltá-lo como um dos componentes da memória do escritor refletida em suas criações, para tanto o colocamos margeando a sua trajetória de vida.


O painel retrata aspectos da cultura e da tradição do sertão: congada, violeiro, religiosidade (santos, divino) e da paisagem: veredas,  fauna , flora e vilarejos.  Na foto acima,  destaque para uma vereda bordada.




Viagem de 1952, registro do retorno de João Guimarães Rosa ao sertão, acompanhando uma comitiva, durante dez dias, chefiada por Manuelzão. Marca também, o seu processo de pesquisa e de criação a partir dos registros realizados nos seus diários de viagem (Boiada I e II) produzidos durante o percurso. 


 Montagem  criada a partir do desenho do perfil do escritor com destaque  para ascendência (pais), descendência (filhas) e as esposas do escritor. 

                                                           
                                              
 Data da morte do escritor representada pelo infinito, símbolo encontrado na última página da obra Grande sertão: veredas. 


No hay comentarios: